OSS nas escolas

Nos próximos anos, as entidades de ensino vão continuar a apostar em software proprietário mas irão aumentar o investimento em serviços e software open-source. Esta é a conclusão de uma análise da Datamonitor realizado em 14 países.

Pelas contas da empresa de estudos de mercado, até 2012, as escolas de ensino primário, secundário e universidades deverão gastar 489,9 milhões de dólares e produtos de código aberto. Actualmente esse investimento é de 286,2 milhões de dólares.

Os gastos estimados referem-se à adopção de sistemas operativos, aplicações educacionais e outros custos relativos à manutenção e suporte técnico.

Apesar do interesse crescente do sector em conteúdos open-source, a verdade é que o investimento de 489,9 milhões de dólares representa uma pequena porção nos nove mil milhões de dólares canalizados para tecnologias de informação no sector educacional nos países analisados.

A adopção de software de código aberto está relacionada com vários factores, entre eles o facto de não ser necessário o pagamento de uma licença pela utilização dos produtos, o crescimento do interesse dos governos neste tipo de software ou até o maior controlo que os educadores podem exercer na forma como as aplicações são desenvolvidas.

O estudo teve em conta as opiniões de vendedores e escolas oficiais dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Índia, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Noruega, Finlândia, Suécia e Itália.

Fonte: tek.sapo.pt (Casa dos Bits).

Claro que Portugal não faz parte deste estudo, até assinam acordos com a Microsoft, mesmo para o programa dos computadores a 150€, onde (e de forma abusiva) afirmam que a substituição do SO dá direito a perda de garantia(sic).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: