A matemática em todo o lado…

Para fazer surf é preciso haver ondas, mas nem todas agradam aos surfistas. Têm que ter uma altura ideal e enrolar de uma certa maneira. E o vento e o estado do mar também devem obedecer a características ideais. Isto percebeu de imediato Nelson Silvestre quando decidiu, há quase oito anos, começar a praticar esta modalidade.

“Quando um engenheiro pensa nestas coisas, põe-se a fazer contas de cabeça”, diz a rir este investigador surfista, de 32 anos. Engenheiro do ambiente, “da primeira fornada de engenheiros do ambiente do Instituto Superior Técnico” (IST), como se apresenta, Nelson Silvestre decidiu a certa altura fazer contas a sério. E com isso conseguiu construir um modelo previsão de condições para a prática de surf, que foi também a sua tese de mestrado.

“Um surfista experiente consegue prever se as ondas vão estar boas para a prática da modalidade, relacionando informações sobre as ondas no mar alto e na costa, sobre o vento e as marés”, explica Nelson Silvestre. “Então, o pensamento de engenheiro que se segue é este: se o surfista faz isso, será que uma máquina, um modelo artificial, também pode consegue?”. Os seus orientadores de mestrado, os professores e investigadores do IST, Jorge Sousa e Fernando Durão, concordaram que aquele era um bom desafio científico.

“Para construir um modelo automático de previsão, a informação tem que ser trabalhada, tornada mais densa, para poder ser utilizada de forma quantitativa”, explica o engenheiro. “Há aqui muita matemática, muita geostatística e também inteligência artificial”. O resultado do trabalho é um modelo automático com um erro médio de 26 cm na previsão da altura média das ondas na rebentação, e uma exactidão superior a 80% na classificação das condições para a prática da modalidade. “Introduzidos os dados, o modelo leva duas a três horas a correr”. Mas o conceito está demonstrado e a partir daqui é possível aplicar o sistema a outras realidades.

Fonte: Filomena Naves, Jornal DN

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: