Ministra da Educação realça progresso dos alunos em matemática

Vá lá… pena que estes esforços só sejam vistos (ou ditos) em discursos de circunstância e que não se apoie realmente quem está no terreno.

Muito trabalho tem sido feito, nomeadamente com os planos da matemática para o ensino básico, mas penso que o que falta é um trabalho sistemático, não só no saber “operar” e no ensinar matemática como se fosse programação (dá-se um conjunto de fórmulas e passos pré-fabricados, coloca-se uma equação e os alunos repetem procedimentos para chegar a um resultado). É necessário também “pensar” matemática.

Um dos factos que eu constato (meramente empírico) é que os alunos chegam aos bancos da Universidades sem realmente “pensarem” matemática, mas sabem “resolver” equações. (Podem por vezes é não saber para que servem…).

Não há um trabalho continuado nas base e principalmente no raciocínio e na comunicação matemática.

Ministra da Educação realça progresso dos alunos em matemática.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: